Origem do B.T.T...


A origem do BTT não se encontra isenta de contradições, assim, os franceses reclamam a sua origem e reportam-na para o ano de 1964, nas terras da Alta Saboya. Eram bicicletas de cicloturismo bastante melhoradas no que se refere a travões, pneus, mudanças e chegando inclusive a utilizar rodas de diâmetro de 26 polegadas (26").

Por outro lado, norte-americanos, tais como Gary Fisher, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Keily e Charlie Cuningham, do Condado de Marin Country, em meados dos anos 70 (l974), começaram a realizar modificações mais profundas em bicicletas de praia, das quais é exemplo a SchWnn Exceisior, que tinha como principais características, o ser extremamente robusta e pesada.

Gary Flsher modificou totalmente uma dessas bicicletas de praia, equipando-a com travões de tambor de motocicleta e mudanças com cinco velocidades.

Aqueles homens, com estas máquinas, participaram na primeira Prova de Descida "Repack" no dia 29 de Outubro de 1976, organizada por Charies Kelly. A denominado desta prova deve-se ao facto de que cada vez que realizavam um descida, o óleo dos travões aquecia de tal forma que saía do tambor, é precisamente à operação de repor o óleo no tambor que se chama Repack.

A primeira bicicleta todo o terreno a ser produzida em série foi a Specialized, modelo Stumpjumper, desenhada por Tim Neenam, contratado por Mike, dono daquela marca, no início dos anos 80. O resultado foi surpreendente, um verdadeiro "BOOM" nas vendas deste tipo de bicicletas.

Durante alguns anos, as provas de "Mountain Bike" não possuíam regulamentos específicos, adaptando outros já existentes, exemplo das descidas em paralelo em que se aplicava o Regulamento do Siaiom de Esaui Alpino.

O Primeiro Campeonato do Mundo foi realizado em 1987 e, segundo Tim Gould e Simon Burney, realizado em dois continentes, um em Mammoth na Califórnia nos Estados Unidos,e o outro em Viilard-des-Lans, nos Alpes Franceses.

A Taça do Mundo de BTT integra um conjunto de provas, que se realiza, em vários países, com o patrocínio da Grundig. As provas que se realizam, no Campeonato do Mundo como na Taça do Mundo, são o Cross-Country e o Down-hill. Na época de 1996 já se realizou descida em Slaiom Paralelo, mas sem atribuição de título.

Nas provas de Down-Hill em 1988, aparece o primeiro sistema de amortecimento a ser fabricado em série, este situava-se no espigão da haste do guiador, o Flex Stem da Girvin. Um ano mais tarde, a Rock Shox inicia a comercialização duma forqueta telescópica com amortecedor de óleo e ar. Não será necessário engenho e imaginação, para se perceber que logo a seguir aparecem as primeiras bicicletas com suspensão total, exemplo das Pro-Flex em 1990.

Em Portugal, esta especialidade do ciclismo surge em 1987, como elemento de preparação dos ciclistas de estrada profissionais, no período preparatório. Entre 1988 e 1989 realizam-se as primeiras provas de BTT na variante de Cross-country, uma na zona de Ovar - S. João da Madeira, cujo vencedor foi José Santiago, um ciclista de estrada e a outra em Oeiras no Vale do Jamor, organizada por estudantes da FMH-UTL.

Entretanto, os entusiastas do Motocrosse, da zona de Setúbal tomam contacto com esta especialidade após a realização de uma acção de divulgação levada a cabo pelo técnico Alves Barbosa, com uma MBK numa pista de motocrosse localizada perto da Trafaria - Almada.

Após este primeiro contacto, as pessoas do motocrosse passam a utilizar a B.T.T. como meio de preparação física e técnica. Daqui à realização de provas regionais na Serra da Arrábida foi apenas um pequeno passo.

Ainda naquele ano, antes da formação daquela comissão, a F.P.C. realiza a sua primeira prova de Cross-Country, no Parque Florestal de Monsanto - Lisboa, onde participaram ciclistas do Minho ao Algarve, sendo o vencedor o conhecido Orlando Rodrigues.

Fonte : "M. J. Alpiarça"

Sem comentários:

Enviar um comentário